Princípios Gandhianos - parte I

Recebi essa pérola de Dominic Barter por meio do grupo de Aprofundamento em CNV (Comunicação Não-Violenta) e achei tão poderoso que vou compartilhar em alguns capítulos aqui no blog. 
A bibliografia completa para a série Princípios Gandhianos está em English e pode ser encontrada online em http://www.nonviolentcommunication.com/freeresources/biblio-gandhian-principles.htm
"Princípios Ghandianos para o dia-a-dia
Uma das perguntas mais freqüentes que ouço quando falo de Comunicação Não-Violenta é "Por que não-violenta?" Muitas vezes as pessoas ouvem a palavra não-violenta como uma combinação de duas palavras, como uma negação da violência. Uma vez que eles não pensam em si mesmos como "violentos", o conceito de "não-violência"não faz sentido intuitivo, e parece estranho para eles. 
 Por algum tempo, eu me senti da mesma forma. Eu me sentia mais feliz quando ouvia as pessoas falarem sobre comunicação empática, em vez de Comunicação Não-Violenta (CNV), porque sentia isso como algo mais positivo. Afinal, a prática da CNV em si é sobre se concentrar no que queremos e para onde estamos indo, em vez de olhar para aquilo que não está funcionando. Então, por que o nome não refletiria o foco?
Este amor tem se aprofundado ao longo dos anos. Agora eu quero trazer de volta a continuidade de modo a situar NVC dentro da tradição da não-violência. Eu faço isso explorando sete princípios fundamentais da não-violência de Gandhi, que também se refletem na prática da CNV. Como outros, eu não tinha conhecimento da longa tradição de não-violência dentro da qual a prática da Comunicação Não-Violenta traçou suas origens. Então eu aprendi mais sobre o trabalho de Gandhi e o movimento dos Direitos Civis. Foi então que eu me apaixonei pelo nome que Marshall Rosenberg deu a esta prática."

               Miki Kashtan, a autora, é co-fundadora da "Bay Area Nonviolent Communication". Ela conduz workshops e retiros intensivos em Comunicação Não-Violenta nos Estados Unidos e no Japão, Europa, Brasil e África, e oferece mediação, facilitação de reuniões, treinamento e formação para organizações. Miki apresenta o "Conflict Hotline", um programa de TV mensal ao vivo e bloga regularmente no blog "The fearless Heart". Ela tem um Ph.D. em Sociologia pela Universidade de Berkeley e seus artigos foram publicados na revista Tikkun e outros lugares.


Comentários

Postagens mais visitadas